quinta-feira, 23 de julho de 2009

O poeta e a rosa

O poeta e a rosa

Ao ver uma rosa branca

O poeta disse:Que linda!

Cantarei sua beleza

Como ninguém nunca ainda!

Qual não é sua surpresa

Ao ver, à su oração

A rosa branca ir ficando

Rubra de indignação.

É que a rosa, além de branca

(diga-se isso a bem da rosa...)

Era da espécie mais franca

E da série mais raivosa.

_Que foi?_balbucia o poeta.

E a rosa:_Calhorda que és!

Para de olhar para cima!

Mira o que tem a teus pés!

E poeta vê uma criança

Suja,esquálida e andrajosa

Comendo um torrão de terra

Que dera existência à rosa.

_São milhões!_a rosa berra

Milhões a morrer de fome

E tu, na tua vaidade

Querendo usar do meu nome!...

E num acesso de ira

Arranca as pétalas, lança-as

Fora, como a da comida

A todas essas crianças.

O poeta baixa a cabeça.

_É aqui que a rosa respira...

Geme o vento. Morre a rosa.

E um passarinho que ouvira

Quietinho toda a disputa

Tira do galho uma reta

E ainda faz um cocozinho

Na cabeça do poeta.

(Vinícius de Morais)

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Relatório da 3ª oficina
Pólo: Itaueira
Formadora: IlaeteData: 12/06/2009

Com muita expectativa foi realizada a terceira oficina TP3, unidades 11 e 12.
Iniciou-se com a distribuição de cópias do planejamento e a dinâmica “18 dicas para viver melhor” Em seguida, o relato dos cursistas sobre o Avançando na prática no qual cada professor mostrou maneiras criativas de aplicar as atividades. Logo após foi apresentado resumo das unidades em estudo e discutidos pontos relevantes.
O intervalo foi animado com músicas e lanches oferecidos pela escola e por uma das cursistas.
Voltando à oficina, a classe foi dividida em grupos e estes leram e analisaram o texto no qual metade da turma criou argumentos afirmando se tratar de uma redação escolar e a outra metade afirmando não se tratar de uma redação escolar. ( veja fotos em anexo).Expostos e discutidos chegou-se a conclusão de que o texto em discussão era do gênero humorístico e do tipo dissertativo argumentativo conforme características apresentadas.
A avaliação foi feita de maneira dialógica sobre a qual foram explicitados pontos positivos e negativos, sendo que o ponto negativo foi a falta de um data show para ser usado como recurso tecnológico. Já os pontos positivos foram destacados: segurança clareza e criatividade da formadora em apresentar os trabalhos.
Durante a tarde os professores puderam tirar algumas dúvidas sobre o portfólio,projeto e avaliação e avaliação do programa.


Secretaria Estadual de Educação
10º Gerência Regional de Educação_GRE
Pólo de Itaueira
Formadora: Ilaete
2ª oficina 23/05/2009
Relatório da segunda oficina

A segunda oficina sendo que a primeira do TP03, iniciou com o relato dos cursistas sobre as dificuldades que enfrentam em sala de aula no que se refere à leitura e produção textual. Em seguida, foi apresentada a música “Meio dia” da banda Mastruz com leite e o monólogo “Operário em construção”, ambos relacionados ao tema Trabalho. Após a análise e socialização dos textos, houve pausa para o lanche. De volta à sala de aula, ouviu-se um texto intitulado “Pipocas da vida” no qual professores refletiram sobre o comportamento do educador em sala de aula. Depois de feita as reflexões, foram apresentados diversos textos de diferentes gêneros para ilustrar o conteúdo estudado e também para serem analisados em seus diferentes aspectos. Em seguida foram criados grupos e estes produziram com criatividade outros textos, cada grupo um gênero diferente. Os textos foram expostos e comentados pela turma, sempre com interferências da formadora de modo conveniente e discreto.
A avaliação se deu através de observações e anotações sobre participação, clareza objetividade e capricho nas tarefas propostas. No final da oficina, a formadora apresentou alguns textos que ilustram tipologia textual e informou que aquele será o tema

sábado, 18 de julho de 2009

IMAGENS DAS OFICINAS

Apresentação dos trabalhos da 4° oficina


Estudo coletivo das oficinas




Apresentação dos trabalhos da 4° oficina


Estudo coletivo da 3° oficina


Estudo coletivo da 3° oficina






A primeira etapa do curso de formação inicial de professores formadores com duração de 40 horas iniciou-se com a apresentação entre os participantes de cada município de onde residiam, informando nome. formação intelectual e evidenciando expectativas sobre o programa.
Após as apresentações, a professora iniciou a oficina com uma dinâmica de incentivo e a leitura, reflexão e socialização de algumas atividades do TP03 ( musica, monólogo, produção de autobiografia e cordel), além de sugestões extras TP ( slide de textos diversos, dicas para se trabalhar diferentes gêneros textuais). Na segunda parte da oficina as atividades concentraram-se na socialização dos trabalhos propostos anteriormente, sempre enfatizando os objetivos da unidade 10 do TP03 (gênero textual).
Finalizando o primeiro dia, foi feito a avaliação da oficina pelos cursistas e também a instigação feita pela professora para o próximo tema ou oficina.
Na segunda oficina ( 2º dia, TP03 unidade 12) o objetivo principal era caracterizar sequências tipológocas e sua inter relação com gêneros textuais. para isso foi usado slides sobre o assunto, texto xerocopiados diversos e mais músicas tanto para relaxar como para diversificar a metodologia de trabalho. A socialização das oficinas gerava muitos debates e troca de experiências entre cursistas, sempre arrematada pelo posicionamento da professora.
Na terceira oficina ( 3º dia, TP04 unidade 13), leitura escrita e cultura foram conteúdos trabalhados com objetivos de refletir sobre usos e funções da escrita na pratica cotidiana bem como relacionar o letramento com as práticas de cultura local e reconhecer texto e leitor e o papel do conhecimento prévio na leitura. Para a oficina acontecer, foi usados vídeos, slides leitura indivudual e coletiva, exposição de tópicos pela professora, trabalho em grupo e análise de textos. As interferências da mestra em cada debate e socialização, serviram para melhorar a compreensão do assunto.
A quinta oficina (4º dia TP04), foi trabalhado as várias funções e formas das perguntas na ajuda a leitura do aluno, a utilização de procedimantos adequados para atingir o objetivo de ler para aprender. Na produção textual, foi identificado crenças e teorias que subentendem as práticas de ensino da escita, bem como outros conteúdos relaconados ao assunto da oficina. As exposições sempre feitas com leituras, analise de textos, slides e debates. Em quanto que a avaliação se deu de forma socializada a partir de apresentações de aividades propostas sempre com o acompanhamento e anotações da professora.
A quinta oficina(5º dia TP05), começou assim como as outras, com a retomada da oficina anterior introduzindo a seguir os temas a serem estudados( coerência, coesão e relações logicas nos textos). Sempre trabalhada de forma dinâmica, sistematizada socializando no final de cada tópico e / ou atividade proposta.
O encerramento foi reservado um momento para a retomada dos três TPs, onde a profesora tirou dúvidas diversas dos formadores(forma de funcionamento do programa, como trabalhar na prática com cursistas, como avaliá-los, como construir portfolio, fazer projeto entre outros).
A avaliação do encontro foia última atividade proposta, na qual os formadores expressaram seu ponsto de vista sobre as oficinas, o curso e a professora.