sábado, 18 de julho de 2009

A primeira etapa do curso de formação inicial de professores formadores com duração de 40 horas iniciou-se com a apresentação entre os participantes de cada município de onde residiam, informando nome. formação intelectual e evidenciando expectativas sobre o programa.
Após as apresentações, a professora iniciou a oficina com uma dinâmica de incentivo e a leitura, reflexão e socialização de algumas atividades do TP03 ( musica, monólogo, produção de autobiografia e cordel), além de sugestões extras TP ( slide de textos diversos, dicas para se trabalhar diferentes gêneros textuais). Na segunda parte da oficina as atividades concentraram-se na socialização dos trabalhos propostos anteriormente, sempre enfatizando os objetivos da unidade 10 do TP03 (gênero textual).
Finalizando o primeiro dia, foi feito a avaliação da oficina pelos cursistas e também a instigação feita pela professora para o próximo tema ou oficina.
Na segunda oficina ( 2º dia, TP03 unidade 12) o objetivo principal era caracterizar sequências tipológocas e sua inter relação com gêneros textuais. para isso foi usado slides sobre o assunto, texto xerocopiados diversos e mais músicas tanto para relaxar como para diversificar a metodologia de trabalho. A socialização das oficinas gerava muitos debates e troca de experiências entre cursistas, sempre arrematada pelo posicionamento da professora.
Na terceira oficina ( 3º dia, TP04 unidade 13), leitura escrita e cultura foram conteúdos trabalhados com objetivos de refletir sobre usos e funções da escrita na pratica cotidiana bem como relacionar o letramento com as práticas de cultura local e reconhecer texto e leitor e o papel do conhecimento prévio na leitura. Para a oficina acontecer, foi usados vídeos, slides leitura indivudual e coletiva, exposição de tópicos pela professora, trabalho em grupo e análise de textos. As interferências da mestra em cada debate e socialização, serviram para melhorar a compreensão do assunto.
A quinta oficina (4º dia TP04), foi trabalhado as várias funções e formas das perguntas na ajuda a leitura do aluno, a utilização de procedimantos adequados para atingir o objetivo de ler para aprender. Na produção textual, foi identificado crenças e teorias que subentendem as práticas de ensino da escita, bem como outros conteúdos relaconados ao assunto da oficina. As exposições sempre feitas com leituras, analise de textos, slides e debates. Em quanto que a avaliação se deu de forma socializada a partir de apresentações de aividades propostas sempre com o acompanhamento e anotações da professora.
A quinta oficina(5º dia TP05), começou assim como as outras, com a retomada da oficina anterior introduzindo a seguir os temas a serem estudados( coerência, coesão e relações logicas nos textos). Sempre trabalhada de forma dinâmica, sistematizada socializando no final de cada tópico e / ou atividade proposta.
O encerramento foi reservado um momento para a retomada dos três TPs, onde a profesora tirou dúvidas diversas dos formadores(forma de funcionamento do programa, como trabalhar na prática com cursistas, como avaliá-los, como construir portfolio, fazer projeto entre outros).
A avaliação do encontro foia última atividade proposta, na qual os formadores expressaram seu ponsto de vista sobre as oficinas, o curso e a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário