quinta-feira, 25 de junho de 2009

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar
Gestar II-Língua Portuguesa
Apreciação de livro teórico
Título da obra: Por que a criança e o adolescente não aprendem
Autor: Cosme Damião e Silva
Editor Realce



Decidi fazer a apreciação do livro de um autor que não é conhecido nacionalmente, mas que muito tem contribuído para a educação, especialmente a do Ceará onde atua como psicanalista, pedagogo e professor da Universidade Federal, pelo fato de o Gestar II defender o uso de uma linguagem próxima da realidade cultural do educando.
POR QUE A CRIANÇA E O ADOLESCENTE NÃO APRENDEM, traz uma linguagem psicopedagógica e psicanalítica. Já no primeiro capítulo mostra as várias definições de dificuldades de aprendizagem, segundo Freud e outros cientistas, comparando-as com sintomas apresentados por nossas crianças e jovens brasileiros principalmente os nordestinos.
Após o conceito, o autor evidencia exemplos das etapas de dificuldades desde os princípios até a etapa atual, seguido de teorias e exemplos concretos desses problemas.
O fracasso escolar, segundo Cosme é tratado como conseqüência da não aprendizagem causada por diversos fatores, principalmente sócio-econômico, cultural e psicosocial.
O livro mostra as dificuldades de aprendizagem em crianças com inteligência normal, evidenciando teorias, modelos e conceitos. Bem como os responsáveis por essas dificuldades. A reflexão feita sobre o fracasso escolar relacionado a pouca aprendizagem, aponta causas diversificadas como: lesão cerebral, hereditariedade, influências ambientais, escola, família entre outras.
Há na obra uma exposição de diferentes tipos básicos de dificuldades de aprendizagem, deixando claras a causa e a conseqüência de cada um, como também algum tipo subjacente desse transtorno.
Após um amplo estudo sobre o tema tratado, de forma global o autor evidencia especificidades de atuação dessas dificuldades e mostra que elas não atingem a uma disciplina em particular, mas em todas as áreas do conhecimento humano.
Esta mesma obra orienta ainda como o educador pode diagnosticar o problema, quais atividades devem-se propor ao aluno com dificuldades, qual o enfoque social dado e como avaliar o desempenho do educando em tratamento.
A obra finaliza fazendo observação sobre o estudo dos princípios do desenvolvimento mental e do problema do atraso mental, baseado na teoria de Maria Montessori.
Este livro deve ser lido por todos os educadores que prezem pela qualidade da aprendizagem para que possam colher dele bons exemplos de como lidar com diferentes problemas de transtorno de aprendizagem evidenciados no cotidiano de nossas escolas.

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa ..... adorei, assim também como a temática "aprendizagem" ..... preciando de ajuda estou a disposição. Bj

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  2. Que ótima dica! Eu não conheço este livro. Vou procurar ler.
    Beijo

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