quinta-feira, 11 de junho de 2009

Autobiografia


Ilaete Rodrigues de Barros Fontes, nascida em 28 de maio de 1965, em Flores do Piauí. Criada por uma tia/ madrinha, com uma educação rígida baseada em valores culturais, conservadores. Casada, mãe de 2 filhos. É professora da rede municipal e estadual de educação, atua nesta ultima desde de 1987,Aos 9 anos de idade, começou a estudar em uma escola organizada, sempre estudou em escola pública e morou em casa de parentes. Porém, não foi na escola que aprendeu a ler e escrever.

A exemplo de muitas outras pessoas, a leitura do mundo estava presente em sua vida desde pequena, a escola serviu a princípio apenas de base para sistematização dos conhecimentos adquiridos na roça.Cursou o primário no Grupo Escolar santo António em Flores, e o ginásio na Unidade Escolar Mercês Avelino (Antiga CENEC), em Itaueira. Como na época não havia ensino médio na sua cidade e seus pais não tinham condições de lhe mandar para Floriano, decidiu fazer um curso supletivo a fim de obter o certificado do magistério.Após alguns anos de ter terminado o magistério e trabalhando como professora, prestou vestibular pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI, para Letras Português, no curso de férias que havia sido aberto no campos de Floriano.

La, fez licenciatura curta, deu uma pausa nos estudos, casou-se e foi morar em São Paulo,onde permaneceu por 4 anos.De volta a sua terra, resolveu continuar seu curso desta vez no campos de Canto do Buriti, concluindo em 2002.

Fez especialização em gestão pedagógica, administração e supervisão escolar, capacitou-se pelo PRO GESTÃO, atuou como coordenadora da olimpíada de língua portuguesa em seu município sendo certificada pelo MEC, como coordenadora de Escola e do programa primeiro aprender também em seu munícipio. Porém o que mais lhe completa é a sala de aula, o convívio direto com os alunos, as experiências inovadoras e a certeza de que está formando cidadãos conscientes, aptos a mudar para melhor a realidade de onde vivem.

Pela sua história, nota-se que foi uma criança e uma adolescentes sem muita qualidade de vida, pois a rigidez com que foi criada, a pouca condição econômica e o meio onde vivia não lhe deram oportunidades de crescer intelectualmente. Porém, a falta dessas coisas na juventude serviram lhe de estímulo para lutar por seus objetivos e para que jamais ficasse na mesmice de moça da roça e se transformasse apenas em uma simples dona de casa.Nunca desperdiçou oportunidades.

Foi assim com o Gestar II .Lutou até conseguir ficar nesse curso que, dentre os desafios profissionais este considera ser o maior o mais ousado e que veio para clarear sua visaõ sobre a língua bem como servir de base para sua prática em sala de aula.

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