domingo, 15 de novembro de 2009

10ª REGIONAL DE EDUCAÇÃO-GRE

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR-GESTARII

FLORIANO, 11/09/2009

LINGUA PORTUGUESA

POLO DE ITAUEIRA

FORMADORA: ILAETE

RELATÓRIO DA 8ª OFICINA TP 01 UNIDADES 01 E02

CARGA-HORÁRIA: 04h



A partir das reflexões atividades no TP01, vivenciamos a 8ª oficina, repleta de novidades e reflexões.

Iniciamos os trabalhos apresentando um resumo das unidades estudadas durante as duas semanas anteriores. Os cursistas se posicionaram de maneira consciente, lembrando que um exemplo claro de inter-relação de língua e cultura que o professor deve lembrar ao aluno, são as cantigas de roda e os benditos rezados nas novenas das comunidades do interior. Lembraram ainda que com esses exemplos podem-se trabalhar dialetos regionais, sociais e etários. Para trabalhar a norma culta, evidenciaram a linguagem presente nos textos jornalísticos e nas cartas comerciais. Nenhum tópico deixou de ser discutido e ilustrado com exemplos. Os professores já deixaram claro que discussões dessa forma enriquecem mais o aprendizado.

Após discussões e reflexões foi apresentada a história em quadrinho do CHICO BENTO, seguida dos questionamentos propostos pela oficina na qual mais uma vez pode-se observar diferentes dialetos e marcas de preconceitos lingüísticos. Foi ainda dramatizado o texto Assaltantes brasileiros, onde os professores além de sistematizar ainda mais seus conhecimentos divertira-se bastante com as dramatizações.

A avaliação da oficina foi positiva, os cursistas a cada dia se apresentam com mais disposição para estudar, debater os temas e aplicar os conhecimentos em sala de aula que é o mais importante de todo o programa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário