terça-feira, 3 de novembro de 2009

Sobre o livro O VELHO E O MAR

O V E L H O E O M A R



Um velho pescador após anos lançando rede ao mar e de lá tirando fortuna , chegou ao ponto de passar dias e dias sem nada pescar, sem tirar se quer para seu próprio sustento.
Os anos de luta abateram-lhe f isicamente, mas a esperança, o espírito guerreiro e uma grande amizade o fez voltar ao mar e continuar sua batalha na certeza de que mais cedo ou mais tarde sua rede voltaria de alto mar repleta de grandes peixes como antigamente. Lançou-se mais uma vez à imensidão do oceano em busca daquela que seria a maior e mais desafiadora conquista de sua vida de pescador.
Passou dias exposto ao sol, ventos, infinito, solidão e esperança, fome e frio, dor e alento. Após inúmeras tentativas apareceu o grande, temível e desafiador de sua paciência. O peixe que há tanto procurava. Se tinha uma coisa que o velho trazia de sobra consigo era a persistência e o espírito batalhador. Peixe apanhado, era hora de voltar à terra firme e mostrar a seus amigos o troféu que havia conquistado.Até mesmo calar a boca daqueles que não acreditavam mais nele.
Sua luta não terminou aí.Apareceram tubarões atraídos pelo cheiro do sangue para roubar seu peixe. Inúmeras batalhas foram vencidas pelo homem que não via outra coisa em sua vida que não fosse aquele peixe, grande e brilhante
como as marés em alto mar numa noite enluarada. O que mais queria naquele momento era poder abater , limpar e vender sua pesca e assim garantir-lhe o sustento por muitos e muitos dias. Mas o destino foi cruel demais,outros tubarões surgiram e o velho viu seu sonho desmoronar. Seu peixe foi comido por tubarões , restando apenas carcaças.
O desepero tomou conta do pescador que , ao chegar ao porto já não era mais aquele homem que saíra a procura da glório em forma de peixe. Porém ao mesmo tempo que a decepção parecia invadir sua alma, surgia do mais fundo do seu íntimo uma força que lhe fazia perceber a grandiosidade daquele episódio e compreender que os vencedores nem sempre levam o troféu material para casa,pois este, um dia acaba e ninguém mai se lembra.No entanto a persistência, confiança, espírito de luta, amizade e humildade,jamais serão esquecidas quando fazem parte do caráter do homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário