sábado, 14 de novembro de 2009

Relatório da 9º e 10° Oficinas no Pólo de Itaueira



10ª GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-GRE

PROGRAM GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

GESTAR-II LÍNGUA PORTUGUESA

FLORIANO, 11/09/2009

POLO: ITAUEIRA

FORMADORA: ILAETE

RELATÓRIO DA 9ª E 10ª OFICINAS

TP 01 UNIDADES 03 E 04

CARGA-HORÁRIA: 08h

A princípio foram selecionados dois professores para relatarem suas atividades da Lição de casa: O professor Jairo, que trabalhou a atividade da página 102 e trouxe os textos para mostrar aos outros cursistas e a professora Marisolma onde fez a atividade da página 136 com seus alunos.

Os slides com resumos serviram para observar até onde os cursistas estão comprometidos em estudar, compreender e dispostos a esclarecer dúvidas não só com o formador como também com outros companheiros. É um dos momentos mais produtivos da oficina.

Nesta oficina a formadora optou por fugir um pouco das sugestões oferecidas pelo TP e distribuiu vários poemas que parodiam Canção do exílio para os cursistas declamarem e depois observarem as marcas de intertextualidades. Foram proveitosas as discussões geradas em torno dos textos.Para melhor sistematização do assunto, a formadora dividiu a turma em 03 grupos onde cada um ficou com uma tarefa diferente: o primeiro,parafraseou um clássico da literatura infantil, Chapeuzinho Vermelho,contado a partir do ponto de vista da vovozinha; o segundo grupo parodiou a música Você não vale nada mais eu gosto de você, do grupo Calcinha preta e o terceiro parodiou ditados populares. Os trabalhos foram expostos e em seguida, analisadas as marcas de intertextualidades de cada um.Ficou claro que o professor deve trabalhar dessa mesma forma com seus alunos, além de procurar outros meios de tornar uma aula mais produtiva e criativa.O slide Ilusão de ótica foi apresentado para ilustrar as discussões a respeito dos temas estudados.

O resto do tempo destinado à oficina, a formadora apresentou as avaliações diagnósticas que seriam aplicadas no início do programa sobre as quais os professores analisaram e levaram cópias para trabalharem de acordo com a realidade de seus alunos . Foi acertado que só iram trabalhar as habilidades que os alunos ainda não dominam. Algumas dicas do projeto foram dadas e muito deles já estão bem encaminhados.

A pesar de ter sido um pouco cansativa, fez-se necessário para que houvesse mais avanço nas atividades do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário