domingo, 15 de novembro de 2009

Relatório: Avançando na Prática


10º Gerência Regional de Educação - GRE - Floriano
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - GESTAR II
Itaueira,23 de Setembro de 2009
Área: Língua Portuguesa
Conteudo: Análise de Textos Poéticos
Formadora:Ilaete Barros
Relatório Avançando na Prática


A prática educativa proporciona momentos de grande valor artístico e cultural, e seguindo esta linha de pensamento, foram realizadas no dia 23 de setembro de 2009 , na Escola Estadual Monsenhor Uchôa, com os alunos da 7ª série, interpretações de textos poéticos, observando os aspectos estruturais , sonoros e literários.
Seguindo as orientações do TP2, Unidade 8, foram analisados três textos: o primeiro intitulado "Verso de Natal" , do Manuel Bandeira, o segundo da Silvia Orthof "Prece de Natal" e o terceiro do João Cabral de Melo Neto "Cartão de Natal". O primeiro passo para o desenvolvimento da atividade foi a leitura silenciosa feita pelas equipes . Os discentes procuraram, com a orientação prévia da professora, fazer uma primeira análise estrutural das poesias e suas variedades de organização. Logo em seguida os comentários e registros passaram a ser feitos pelos componentes dos grupos, avaliando outros aspectos como sonoridade, uso das figuras de linguagem conteúdo avaliando outros aspectos como sonoridade, uso de figuras de linguagem, conteúdo conotativo e o caráter questionador e reflexivo que os textos poéticos proporcionam.
As sensações e os sentimentos refletidos pelos textos, auxiliaram em uma atividade produtiva e de grande valor ; além da análise e comentários feitos, os alunos puderam falar sobre os textos que mais gostaram e em seguida realizaram a declamação das poesias, cada grupo procurou uma forma diferente para a apresentação. Durante esta etapa de desenvolvimento da atividade, os discentes observarama sonoridade e o modo como o poema se caracteriza com relação à musicalidade.
A atividade proposta,enriqueceu os conhecimentos relacionados as variedades textuais e permitiu momentos de descontração, com leituras de escritores que trabalham a linguagem de forma dinâmica e aperfeiçoada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário