segunda-feira, 7 de setembro de 2009




10ª GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO_GRE
SEDE: FLORIANO PIAUÍ
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR GESTARII
LÍNGUA PORTUGUESA
POLO: ITAUEIRA
FORMADORA: ILAETE
28/08/2009
RELATÓRIO DA 7ª OFICINA TP 05 INIDADES 19 E 20



Esta foi a primeira oficina realizada no segundo semestre no pólo de Itaueira.
Iniciou com a apresentação de slides da arte de Otávio Campos, Metamorfose, onde os cursistas puderam observar a criatividade e o talento daquele pintor. Se manifestaram a respeito da possibilidade de trabalhar leitura e produção textual (descrição física e psicológica),a partir da apreciação da obra , destacando elementos de coerência e coesão.O que era para ser uma descontração inicial , virou um rico debate com trocas de sugestões.
Passado esse momento, a formadora começou ouvir os cursistas a respeito das atividades sugeridas no Avançando na prática que cada professor realizou em suas turmas. A professora Alice realizou atividades do TP 04 com o texto Futebol, no qual leu e interpretou com os alunos, finalizando com a produção textual. Usou também outros textos do TP para trabalhar figuras de sintaxe. Com o TP 05, ela trabalhou coesão e coerência a partir da leitura e exploração da música Força estranha de Roberto Carlos, na qual parodiaram com o tema, ( texto em anexo). A professora Marisolma trabalhou o Avançando na prática da página 129 do TP05 sobre o qual apresentou aos alunos textos recortados e desordenados para que os mesmos fossem montados de forma coerentes e coesos, destacando ainda as marcas de relações lógicas. O professor Francisco apresentou produções feitas pelos alunos durante as comemorações da semana do meio ambiente, todas de acordo com os assuntos do TP 05. Demais professores relataram atividades feitas com os alunos onde fizeram questão de ressaltar a transformação que está ocorrendo nas escolas onde estão fazendo as atividades do programa. Fotos e textos dessas atividades serão postados depois.
O momento seguinte da oficina foi a apresentação de slides com resumo das atividades 19 e 20 do TP 05, sobre o qual os cursistas se posicionaram deixando claro o entendimento do assunto e mesmo quando surgia alguma dúvida a formadora esclarecia.Um dos pontos relevantes da discussão foi o entendimento de que as marcas de coesão de um texto estão no seu interior, enquanto que as marcas de coerência estão em seu exterior e que ambas se relacionam de modo a dar sentido a esse texto.Eles ressaltaram que já havia trabalhado e entendido dessa forma, mas não com tanta clareza. Para finalizar a parte teórica da oficina, foram realizados exercícios em grupos e socializados com debates.
Durante a prática, foi apresentados cartazes com anúncio publicitário para os professores interpretarem e identificar marcas de coerência, coesão e relações lógicas. Em seguida, a formadora retirou de sua caixa de linguagem recortes de textos publicitários contendo apenas a parte visual para que cada cursista produzisse a parte verbal de modo a destacar marcas de coerência, coesão e de relações lógicas. Foram expostos na parede da sala onde cada um apresentou seu anúncio de maneira criativa e dinâmica, (veja fotos).
Como nosso tempo é corrido e os cursistas não são muitos, o lanche é servido na própria sala de aula durante as dinâmicas.
O resto do tempo da oficina foi reservado para a formadora observar os pot-fólios dos cursistas, tirar dúvidas e dar dicas para o projeto. Alguns professores já trouxeram o projeto bem encaminhado.
De acordo com os participantes a duas últimas oficinas foram as melhores desde que começou o curso.









_____________________________________
Visto da coordenadora regional do GESTARII





Paródia criada pelos alunos da 8° série da Unidade Escolar Monsenhor Uchôa
Professora:Alice da Rocha Cipriano - cursista do GESTAR II
Pólo :Itaueira

Música:Força Estranha
Autor:Roberto Carlos
Autores da Paródia: Valter,Edione,Marcelane,Uilsomara


"Eu vi uma professora ensinando
em outra época
trabalhando conceitos e normas decorativas.
Eu pus minha mente a pensar
Que a Gramática é uma contradição
E assim eu pensei,eu pensei em mudar.

Por isso a linguística nos leva
a pensar
sobre essa velha gramática
que dita as regras para decorar.
Por isso é que vou
é que eu vou mudar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário