segunda-feira, 7 de setembro de 2009

10ª GERÊNCIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO-GRE

FLORIANO, 06/08/2009

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR-GESTARII

LINGUA PORTUGUESA

POLO DE GUADALUPE

FORMADORA; ILAETE

RELATÓRIO DA 2ª OFICINA

A segunda oficina, primeira do TP 03 unidade 10, iniciou com uma conversa entre professores e formadora. O tema em debate foi como os professores trabalham leitura e produção textual em sala de aula. A maioria relatou que os alunos não gostam de ler e por isso não a fazem com freqüência. Quanto à produção textual, os professores relataram também a pouca freqüência de atividades, deixando evidente a preferência por trabalhar assuntos gramaticais de forma isolada. A formadora relembrou da dinâmica das Pipocas da vida e reforçou que assim como o milho aquecido no fogo estoura e se transforma em pipocas, o GESTARII veio para aquecer os professores e estes transformarem sua maneira de trabalhar.

Continuando, foi exposta uma caixa com diferentes textos (poemas, bulas receitas, bilhetes, reportagens, convites, folder, rótulo de produto, propagandas, entre outros).Foi ouvido também a música “Meio dia” da banda Mastruz com leite, para que os professores descobrissem qual seria o tema da oficina. Chegaram a conclusão de que se tratava de gêneros textuais com o tema transversal Trabalho. Na música também foram explorados diversos aspectos como realidade em que vive o trabalhador nordestino hoje, comparando há alguns anos atrás . Dando continuidade, foi apresentado um monólogo e textos não verbais (imagens de obras de arte), ambos analisados pelos cursistas. Houve ainda a apresentação de slides com resumo dos assuntos das unidades em estudo para reforçar a sistematização do assunto gêneros textuais.

A turma foi dividida em grupos para analisarem textos, encontrarem características e classificarem gêneros textuais , bem como relacionar temas debatidos com a realidade da sociedade hoje. Pontos relevantes foram expostos e socializados com discussões e reflexões entre cursistas e formadora.

Durante a avaliação foram destacados pontos positivos sobre a forma como os assuntos foram expostos e como a oficina foi conduzida; já os pontos negativos ficaram por conta do apoio logístico da 10ª GRE, que oferece péssimas condições do espaço onde acontece as oficinas: sala sem ventilação, banheiro sem papel higiênico, carteiras quebradas, etc.Para finalizar foi feito a pergunta sobre o que os professores sabiam sobre leitura ativa, deixando a resposta para a oficina seguinte.

Visto da coordenadora do GESTARII



Nenhum comentário:

Postar um comentário