segunda-feira, 7 de setembro de 2009


10ª GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-GRE

FLORIANO, 07/08/2009

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR-GESTARII

LINGUA PORTUGUESA

POLO: GUADALUPE

FORMADORA: ILAETE

RELATÓRIO DA 3ª OFICINA TP03 UNUDADE 12

A terceira oficina foi um pouco mais fácil pare ser trabalhada, devido ser um assunto em que os professores têm mais facilidade para compreender. Começou com a apresentação de uma dinâmica de auto estima, “Software para sua vida”. Feita a reflexão da dinâmica, cada cursista relatou como trabalha produção de texto enfocando tipologia textual. Notou-se que os tipos mais trabalhados em sala de aula são: a narração e a descrição. A dissertação não é vista com freqüência e os tipos injuntivo e preditivo, os professores nem conheciam esses termos. Foi então que a formadora ressaltou que mesmo se tratando de termos desconhecidos para a maioria dos professores, esses tipos são frequêntemente trabalhados. Acrescentou ainda que um texto não é formado apenas de um ou outro tipo, mas de uma mistura de tipos, e, para definir a tipologia de um determinado texto, é necessário que se faça uma análise de uma série de fatores presentes no texto observando quais características predominam . Só assim poderá classificá-lo como pertencente a um ou outro tipo textual.

Para ilustrar as interferências da formadora foi apresentado textos de tipologia diferentes para que os professores analisassem e descobrissem qual tipo predominava em cada texto. Foi uma atividade proveitosa, pois no final percebeu-se a segurança dos professores em expor seus conhecimentos. O passo seguinte foi dividir a turma em dois grupos para analisar o texto “Salário mínimo” de Jô Soares, TP03, unidade12, onde um grupo criou argumentos afirmando que o texto tratava de uma redação escolar e o outro mostrando que não se tratava de redação escolar. Depois de muito debate, chegou-se a conclusão de que o texto é uma crônica do tipo dissertativo argumentativo. Ficou claro que, para analisar um texto é necessário observá-lo como um todo e não apenas a sua parte verbal.

“Uma oficina de fácil compreensão e divertida de se trabalhar”. Estas foram as palavras dos cursistas durante a avaliação.

_________________________________

Visto da coordenadora do GESTARII


Nenhum comentário:

Postar um comentário