segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A Hora e a vez de Guadalupe!


10ª GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-GRE

FLORIANO, 06/08/2009

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR-GESTARII

LINGUA PORTUGUESA

FORMADORA: ILAETE

RELATÓRIO DA 1ª OFICINA

POLO DE GUADALUPE

Depois de muita espera, desencontros, atrasos e expectativas, em fim foi realizada a primeira oficina no pólo de Guadalupe.

Com a presença de 90% dos cursistas, o primeiro passo foi a apresentação entre os participantes e a formadora, seguida de uma oração pedindo proteção divina durante o curso.

Houve manifestação de cursistas devido o atraso em começar o curso, e para dialogar com eles veio a coordenadora Jardete explicando que o motivo foi a má localização do pólo, pois o mesmo fica na contra-mão das cidades da maioria dos professores.Sendo assim, decidiu-se que o pólo de Guadalupe funcionaria na cidade de Floriano. Houve consenso de todos no sentido de que seria o melhor lugar para os encontros, onde todos pudessem reunir sem comprometer suas atividades em sala de aula.

Após o esclarecimento do motivo do atraso, a formadora distribuiu diversas fichas (inscrição, cadastro, teste diagnóstico, entre outras) nas quais os professores devolveram à formadora. Foi também distribuído o plano da oficina onde todos apreciaram e tiveram um norteamento de como seria o decorrer dos trabalhos.

A distribuição dos kits foi acompanhada da música “Caderno” de Toquinho e uma reflexão sobre a importância de se estudar integralmente o Guia geral e todos os TPs a fim de garantir maior qualidade na aprendizagem dos assuntos do curso.

A pausa para o intervalo foi rápida, devido o pouco tempo que restava para apresentar as demais oficinas. Continuando, foi apresentados slides com resumo do Guia geral evidenciando principais pontos de como funciona o curso (o que é o Gestar, objetivos, autores, materiais, carga-horária, certificação, entre outros). À medida que as dúvidas iam surgindo, a formadora esclarecia aos cursistas. Este foi o momento da oficina que mais demorou.

Após esclarecimentos, anotações e sugestões foram apresentadas outro slides com a mensagem “Pipocas da vida”, na qual compara os professores que aderiram ao GESTAR com milho que, ao esquentar no fogo, estoura e se transforma em pipoca; enquanto que àqueles professores que por um motivo banal não estão participando do program, são comparados ao milho que por mais que o fogo esquente não estouram e não se transformam.

Finalizando, foi apresentadas sugestões de como fazer o porti-fólio e o projeto, ficando acertado que nos encontros seguintes os professores trarão esboços do projeto.

A avaliação foi feita destacando como pontos positivos os objetivos do curso, o material didático, e o desempenho da formadora; enquanto que os pontos negativos ficaram por conta do atraso, a falta de condições de trabalho oferecida pela 10ª GRE e alguns imprevistos como, por exemplo, pen-drive travado.

______________________________________________

Visto da coordenadora regional do GESTARII.


Nenhum comentário:

Postar um comentário