segunda-feira, 7 de setembro de 2009


10ª GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-GRE

FLORIANO, 21/08/2009

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR-GESTARII

LINGUA PORTUGUESA

POLO DE GUADALUPE

FORMADORA: ILAETE

RELATÓRIO DA 6ª OFICINA TP05 UNIDADES 17 E 18

Mais uma vez as guerreiras do pólo de Guadalupe estiveram presentes na 6ª oficina. Digo guerreiras pelo fato de depois de uma semana de trabalho árduo em sala de aula, destacar-se de suas residências, deixando casa e família, em plena sexta-feira e virem passar o dia todo estudando , realizando exercícios, confeccionando materiais, expondo e argumentando sobre seus pontos de vista a respeito do programa, em um lugar que se quer oferece condições dignas para sentarem. É calor e poeira que não acaba mais. Mesmo assim no final tudo dará certo.

Os relatos foram enriquecedores. Notou-se uma empolgação estampada no rosto dos professores ao relatarem suas experiências. Passado esse momento mais uma vez foi apresentado resumo das unidades em estudo. Foi então que a formadora pode observar, pela participação de cada uma, se estavam ou não inteiradas do assunto. Notou-se completa familiaridade com os temas abordados por parte dos professores. Hoje, não se perde mais tempo em criticar alunos que não gostam de ler e escrever. O que se ver agora é professor expondo suas experiências positivas em sala de aula. Com o intuito de enriquecer a oficina, foram apresentados cartazes contendo diferentes estilos de roupas em diferentes situações e épocas, bem como poemas de diferentes épocas e autores e ainda foram ouvidas músicas de vários cantores como: Fagner, Vitor e Leo, a banda Calcinha preta, forró Pé de serra e música instrumental, para que os professores pudessem observar as marcas de definem o estilo de cada um. Outros cartazes com texto não verbais foram expostos onde os cursistas puderam observar a incoerência que havia entre eles.

Já em outro momento, a turma foi dividida em grupo onde cada um, a partir de um texto não verbal retirado da caixa de linguagem, confeccionou um cartaz complementando com um texto verbal que fosse coerente com a imagem. Notou-se o interesse dos grupos em produzir textos que exemplificassem bem a coerência entre eles.

Como as oficinas foram ministradas em um espaço de tempo muito próximo umas das outras, algumas cursistas reclamaram do cansaço. Para levantar os ânimos, foi lida a mensagem Resista um pouco mais onde todos refletiram positivamente.

_____________________________________

Visto da coordenadora regional do GESTARII


Nenhum comentário:

Postar um comentário