segunda-feira, 7 de setembro de 2009


10ª GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-GRE

FLORIANO, 21/08/2009

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLA-GESTARII

LINGUA PORTUGUESA

POLO DE GUADALUPE

FORMAADORA: ILAETE

RELATÓRIO DA 5ª OFICINA TP 04 UNIDADES 15 E 16

A 5ª oficina iniciou com a formadora apresentando aos cursistas a sua caixa de linguagem, toda confeccionada de forma artesanal e com material reciclado. Todos acharam muito bonita e, até encomendaram outras caixas iguais para usarem em suas escolas. Essa caixa é onde se guarda textos de diversos gêneros e deve acompanhar o professor em suas aulas.

Após a euforia sobre a caixa, a formadora conduziu o relato dos cursistas a respeito das atividades que fizeram em sala de aula. Todos expuseram suas experiências e comentaram mais uma vez a respeito das mudanças que aconteceram em sala de aula. Pois antes, a maioria dos alunos não queria fazer redação e agora, quando fala em leitura e produção textual percebe-se um grande interesse em fazer o texto mais bonito e em ler com mais desenvoltura.

Um outro momento interessante foi a apresentação de um slides com resumo dos assuntos estudados nas unidades 15 e 16. De acordo com os professores esse momento é importante, pois além de rever todo o conteúdo das unidades em estudo, abre espaço para esclarecer dúvidas pendentes com a formadora e até mesmo com outros cursistas; além do mais com uma boa fundamentação teórica, a prática terá mais qualidade.

A concretização da oficina começou com a formadora dividindo a turma em grupos com a proposta de organizar um concurso de frases sobre o aniversário de uma determinada cidade, (AAA 04), onde cada grupo ficou responsável pela produção de uma prática comunicativa diferente. O grupo 01 produziu um cartaz anunciando o concurso, o grupo 02, produziu o folder contendo detalhes sobre o concurso, o 03, elaborou a ficha de inscrição, o 04, elaborou um convite destinado aos representantes de turmas interessadas no concurso e o grupo 05 produziu um convite ao júri do concurso. Para a realização dessa tarefa, foi aberta mais uma vez a caixa de linguagem onde os cursistas puderam usar recortes de revistas, pinceis, tesouras, e outros materiais usados na oficina. A surpresa boa desta prática foi que uma cursista trazia consigo uma foto da entrada de sua cidade e usou para ilustrar seu cartaz. Após a exposição dos trabalhos, todos concordaram ter ficado bonito e criativo e, acrescentaram que de agora em diante não chamarão mais ninguém de fora para produzir cartazes em suas escolas. Alguns professores chamaram atenção para a importância de se trabalhar a prática complementando a teoria, pois os alunos aprendem muito mais fazendo do que ouvindo regras ditadas pelo professor.

Todos comentaram positivamente a respeito da oficina, mas deixaram clara a insatisfação a respeito do pouco tempo destinado para a realização das tarefas.

_____________________________________

Visto da coordenadora regional do GESTARII


Nenhum comentário:

Postar um comentário